Cientistas canadenses descobriram que ingerir brocólis diminui o risco de câncer. O sulforafano, substância cotida na horatliça, se mostrou capaz de conter o crescimento de tumores em geral e age logo na gênese da doença, inibindo justamente a proliferação de células defeituosas. O vegetal também esbanja ooutros nutrientes que também atuam contra o mal, caso do ácido fólico e ativos como os isotiocianatos, ou flavonóides e os carotenóides, guardiões das células.
Já estudiosos da Universidade da California, nos EUA, constataram que o sulforafano também ativa enzimas protetoras das vias aéreas, auxiliando na reduçaõ de inflamações e sendo um forte aliado contra asma, rinite e doenças pulmonares.
Por isso inclua brócolis nas suas refeições.
ZINCO REDUZ RISCO DE DIABETE
A revista americana Diabetes Care divulgou que ingerir zinco reduz em até 28% o risco de desenvolver diabete. Segundo estudo que analisou 80 mil mulheres entre 35 e 60 anos, o mineral ajuda a regular a ação da insulina e a formar substâncias que protegem as células contra os radicais livres, moléculas que também favorecem o diabete. A dose diária recomendada para as mulheres é de 8 miligramas por dia e para os homens, 11 miligramas. O zinco pode ser encontrado em ostras, amêndoas, castanhas-do-pará, carnes bovinas entre outros alimentos. Coloque-o no seu cardápio, independente de sua predisposição ao diabete!
LIVRE-SE DOS AGROTÓXICOS
A Anvisa Agência Nacional de Vigilância Sanitária, divulgou lista dos alimentos com maior índice de resíduos tóxicos. Em primeiro lugar aparece o pimentão, seguido por morango, uva, cenoura e outros. Os agrotóxicos são a segunda causa de intoxicação no pais, perdendo apenas para os medicamnetos. Por isso, vale a pena perder mais tempo lavando bem os alimentos, de preferência com uma escova para esfregar a casca em água corrente.
TROCAS SAUDÁVEIS
Se você quer derrubar devez o colesterol ruim, é preciso substituir alguns alimentos, principalmente para os ricos em fibras, que segundo estudo espanhol ajuda a driblar o excesso de LDL, o chamado colesterol ruim. Mas não se preocupa, não é nenhum sacríficio torturante. Acompanhe algumas sugestões, testadas e aprovadas pela ciência, paramatner sob controle os níveis de gorduras.
TROQUE
Pão Francês POR Pão integral
Leite integral POR Leite desnatado
Óleo de soja POR Azeite
Salgadinhos e biscoitos POR Castanhas
Manteiga POR Margarina
Molho Branco POR Molho de Tomate
Cebola branca POR Cebola Roxa
BEBA ÁGUA
Todo mundo sabe queé recomendável beber de 1 a 2 litros de líquidos por dia para se manter saudável. E para quem não gosta de água natural e não apresenta intolerância, pode abusar da água com gás sem problemas. O importante é beber água para o bom funcionamento do organismo já que 83% do nosso sangue é composto por ela.
fonte Jornal Nosso Bairro Pituba, Itaigara e Caminho das Árvores -Salvador, Bahia Ano II n. 11.
www.canal2.xom.be/nossobairro
oiii amiga!!!
ResponderExcluirvim ver as novis!
um ótimo fds!
bjooo
Quanto mais variada nossa alimentação diária for, melhor, teremos muito mais vitaminas e minerais, o que ajuda a regular o funcionamento do nosso organismo.
ResponderExcluirNão conhecia esses benefícios do brócolis, que ótimo! Mais um motivo para consumi-los!
Frutas e verduras estão sujeitas à contaminação por agrotóxicos, por isso, o ideal é consumir os de origem orgânica, ou, como disse minha amiga Maria, lavar bem a casca antes de partir e comer.
Adorei o post!
Beijos.