VOANDO ALTO O Brasil foi alçado à segunda posição na lista de países com mais espécies de aves do mundo. Com 1.822 espécies de aves conhecidas, o país fica atrás apenas da Colômbia, que abriga 1.865 espécies. Do total de aves brasileiras, 13% são endêmicas, ou seja, só podem ser encontradas no solo (ou nos céus) do Brasil. A parte ruim da históriafica por conta da constatação de que 9% das aves 'nacionais' estão ameaçadas de extinção. Os dados são de Lista das Aves do Brasil, organizada pelo Comitê Brasileiro de Registro Ornitológicos (CBRO), que reúne pesquisadores de diversas universidades.
TERRITÓRIO QUILOMBO RECONHECIDO - Os quilombolas de Alcântara, comunidade localizaa na região metropolitana de São Luís (MA), tiveram seu território reconhecido e delimitado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A decisão se dá após embate entre o Incra, juntamente com a Secretaria de Igualdade Racial, e os ministérios da Defesa e da Ciência e Tecnologia, que defendiam a consolidação do Centro de Lançamento de Alcântara, destinado ao programa espacial brasileiro. Com a delimitação do território, a área de lançamento de foguetes fiocu com 9,3 mil hectares e as cerca de 3.500 famílias remanescentes de quilombo com uma área de 78,1 mil hectares.
NOVA SÍNDROME - Uma nova síndrome que atinge membros superiores e inferiores deve entrar nos manuais e livros de medicina em breve. É isso graças a estudos feitos em uma família do Rio Grande do Norte por pesquisadores brasileiros.
O nome do novo quadro genético provavelmente soará complicado mesmo para especialistas: agenesia/hipoplasia de fibula associada a oligodactilia e outros defeitos. Esse conjunto de termos significa que o portador desse distúrbio genético poderá ter, entre outras manifestações, ausência de dedos nos pés, unhas defeituoss e falta ou formação incompleta de dois ossos da perna, a fibula e o fêmur.
Acredita-se que as causas podem estar ligadas a um gene autossômico (não ligado ao sexo) ou a problemas causados pela tradição de casamento entre membros da mesma família (no caso, o problema foi detectado em quatro irmãos, o filho de um deles e um primo).
A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de São Paulo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, de Instituições potiguares e da Universidade de Utah (Estados Unidos).
American Journal of Medical Genetics, v. 146A, n. 24, pp. 3-126-3-131, 2008
HORMÔNIO DA INFIDELIDADE? - Se a visão reducionista da genética continuar seu curso, é provável que, em alguns anos, os homens, antes do casamento ou de um relacionamento estável, exijam um exame de sangue com os níveis de estradiol das parceiras.
Segundo um estudo, mulheres com altos níveis desse hormônio ovariano, ligado à fertilidade e à motivação sexual, têm mais chances de trair seus parceiros. A pesquisa foi feita com 57 universitárias dos Estados Unidos cuja idade média era de 20 anos. Na média, as voluntárias com níveis mais alto de estradiol tiveram mais parceiros que aquelas com níveis hormonais mais baixos. Esclarecimentos: trair, no caso, deve ser entendido em uma escala que vai de um simples flerte, passando por beijos, até o sexo casual ou mesmo o estabelecimento de relacionamentos paralelos mais longos. E m tmepo: o dicionário Aurélio ensina que estradiol vem do grego oistros, que significa 'paixão violenta'.
(BiologyLetters, 13/01/09 on-line)
(publicações extraídas da revista Ciência Hoje, vol 43 janeiro/fevereiro 2009, paginas)
BEIJOS FAMOSOS NAS ARTES - Não existe área das artes em que não esteja presente pelo menos uma obra famosa, cujo tema seja o beijo.
O beijo de Judas foi pintado pelo flamengo Van Dyck.
O primeiro beijo filmado (durou 4 segundos e foi em 1896) provocou tanto escândalo que a censura decidiu limitar a duração de um beijo nas telas a 2,15 segundos.
Na ópera, é famoso o beijo de Salomé, de Richard Strauss.
O beijo mais popular da literatura infantil é o que a Bela Adormecida recebe após ter dormido cem anos.
Uma das mais famosas e delicadas obras de arte que mostra um beijo apaixonado é o Beijo, do escultor francês Augusto Rodin (foto).
(matéria extraída - Tudo - O Livro do Reconhecimenot - pág. 71).
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é importante!