Estudo realizado por pesquisadores do King´s College London, no Reino Unido, confirmou que o estresse no trabalho pode causar depressão, inclusive em pessoas que não têm nenhum histórico de problemas psiquiátricos. A pesquisa constatou ainda que 45% dos novos casos de depressão e ansiedade entre os profissionais mais jovens são causados pelo estresse e que a ocorrência da doença independe da personalidade do indivíduo ou de sua posição socioeconômica. Além da pressão, outros fatores colaboram para o surgimento de problemas psicológicos. Não reagir a eventuais abusos, não conseguir expor seu ponto de vista, não estabelecer limites, não falar o que sente, alta expectativa, falta de reconhecimento, frustrações constantes são exemplos de situações que complicam, aos poucos, a situação emocional do funcionário.
Em contrapartida, o trabalho também pode ajudar na recuperação da depressão, segundo resultados de uma pesquisa publicada na edição de junho da revista acadêmica Occupational Medicine. O estudo acompanhou, por um ano, 555 pessoas que haviam ficado fora do trabalho por um período entre 12 e 20 semanas por causa de depressão. Os participantes responderam a um questionário inicial e depois participaram de entrevistas. A pesquisa concluiu que os que haviam voltado ao trabalho afirmavam ter tido menos sintomas de depressão. Para os pesquisadores, a explicação pode estar no fato de que o retorno ao trabalho ajuda no restabelecimento da auto-estima e fornece ao paciente uma rotina e uma estrutura com as quais pode refazer sua vida.
O estudo sugere ainda que empregadores devem ser flexíveis no que diz respeito às necessidades desses trabalhadores. Os pesquisadores avaliaram quais medidas adotadas pelos empregadores tiveram um impacto na recuperação dos funcionários e descobriram que mudar parte das tarefas desempenhadas pelo trabalhador pode gerar um efeito benéfico, contribuindo para a recuperação.
Crédito e Fonte: ANAMT-Associação Nacional de Medicina do Trabalho, Informativo 10/2008
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é importante!