Novo tratamento para Alzheimer promove melhoras em minutos
Uma nova pesquisa no tratamento do Alzheimer obteve melhoras rápidas no déficit da linguagem de um paciente. Publicado no BioMed Central´s Journal of Neuroinflammation, o artigo é acompanhado por um vídeo que demonstra o rápido efeito do novo tratamento.
O tratamento é fundamentado na ação do fator de necrose tumoral (TNF-alpha) na evolução da doença de Alzheimer. O TNF-alpha é um componente importante do sistema imunológico cerebral que regula a função sináptica em redes neuronais. Os autores exploraram a hipótese de que níveis elevados de TNF-alpha em indivíduos com Alzheimer interfeririam nessa regulação ao mediar o acúmulo da proteína beta-amilóide.
A droga utilizada, o etanercept, é um anti-TNF-alpha já usado no tratamento da artrite reumatóide. Dessa vez, devido ao tamanho de sua molécula, que não ultrapassa a barreira hemato-encefálica, a droga foi administrada mediante injeção cervical entre a sexta e a sétima vértebra periespinal.
O paciente, um homem de 81 anos, apresentou melhoras consideráveis desde os 10 primeiros minutos. Duas horas mais tarde, a melhora era evidente e o paciente passou a obter escores mais altos nos testes cognitivos específicos da doença.
Esse estudo abre uma área promissora para a realização de pesquisas e intervenção terapêutica da doença, que hoje afeta mais de 27 milhões de pessoas em todo o mundo.
Assista ao vídeo no site: http://www.jneuroinflammation.com/content/5/1/2/additional/
Fonte: BioMed Central´s Journal of Neuroinflammation.
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é importante!