De acordo com a concessionária TWB Bahia, responsável pela operação do sistema, no verão passado aproximadamente 1,8 milhão de pessoas e 222 mil veículos realizaram a travessia com as sete embarcações existentes.
Este ano, apenas cinco navios estão previstos para iniciar o atendimento no verão: Ivete Sangalo, Maria Bethânia, Rio Paraguaçu, Ipuaçu e Agenor Gordilho. Outros dois navios, o Pinheiro e o Juracy Magalhães, estão ancorados no Terminal Bom Despacho, à espera de reformas. Com exceção do navio Ivete Sangalo, comprado por R$ 35 milhões e entregue à população em agosto de 2008, as quatro embarcações em uso têm de 20 a 35 anos de existência. “Há um intenso trabalho de manutenção para que o Juracy Magalhães volte a operar a tempo de atender a demanda de fim de ano. E o Pinheiro será docado para retornar no Carnaval”, afirma a TWB em nota por e-mail.
O tempo de viagem, conforme a concessionária, depende do ferry, das condições de navegabilidade e da carga transportada, podendo levar de 30 minutos a uma hora e cinco minutos, com velocidade média de 11 nós. No entanto, a embarcação mais rápida, segundo a TWB Bahia, é o navio Ivete Sangalo, que tem capacidade para 610 passageiros e 74 automóveis.
Modernização - Duas ações públicas que pedem a modernização do sistema de ferry-boats estão à espera de julgamento na 8ª Vara da Fazenda Pública. Ambas foram enviadas pela 5ª Promotoria de Justiça do Consumidor, do Ministério Público da Bahia, que desde 2002 denuncia os problemas encontrados no sistema.
Conforme a promotora Joseane Suzart, autora das ações, em 2006 a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) e a concessionária TWB firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), onde foi prometida de ambas as partes a melhoria do sistema. A TWB se comprometeu com a construção de uma nova embarcação e a remotorização de um navio antigo, promessas cumpridas em 2008, com a entrega do navio Ivete Sangalo e a remotorização do Maria Bethânia. Já à Seinfra se comprometeu a conceder uma contra-partida para a construção de uma segunda nova embarcação, além de reformar e implantar novos motores em duas embarcações antigas. “O que está acontecendo é a prova concreta de que o estado não esta cumprindo um compromisso que foi assumido”, destaca a promotora.
Questionada sobre o assunto, a Seinfra informou uma licitação pública foi realizada no mês de outubro para a compra de dois motores no valor de R$ 422,7 mil, que serão entregues à TWB para a remotorização do ferry boat Ipuaçu. Acrescentou ainda que o Estado autorizou que fosse feito estudo para se identificar o impacto financeiro com a antecipação da entrega da nova embarcação para 2010. “está sendo analisada a participação financeira do Estado na construção de novo ferry. Segundo a promotora Joseane Suzart, para que os responsáveis sejam punidos, é preciso julgamento da 8ª Vara da Fazenda Pública.
Fonte: Jornal A Tarde em 14/11/2009
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