Fernanda Reis
Todos os anos nascem no Brasil crianças com deficiências motoras e neurológicas que, na maioria dos casos, precisam de tratamento especializado. No entanto, muitas crianças não conseguem comparecer a todas as consultas, pela impossibilidade dos familiares em conciliar o horário para o tratamento com seus empregos formais. Pensando nisso, uma equipe do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) vem desenvolvendo um projeto chamado Novos Caminhos para geração informal de renda aos responsáveis por essas crianças em atendimento no IFF, visando propiciar a melhoria da qualidade de vida dessas famílias.
Através de cursos gratuitos, mães de pacientes têm a oportunidade de aprender e produzir trabalhos manuais, fazendo com que elas trabalhem de forma autônoma. Os cursos acontecem cinco vezes por semana, cada dia com uma atividade diferente: bordado, tricô, bijuteria, caixinha e cestaria em jornal. O projeto oferece também aulas de alfabetização para adultos. O produto deste aprendizado é vendido em feirinhas, sendo sua renda revertida para as famílias artesãs e para a continuidade e implementação de novos cursos. O projeto oferece também aos ex-alunos a chance de trabalharem de forma associativa na confecção de produtos desenvolvidos por encomenda para ONGs e lojas parceiras.
É o caso de Vera Lúcia Santos de 39 anos, que participa do projeto desde o nascimento do seu filho de 9 anos. “Antes de conhecer o projeto eu andava por velhos caminhos. Hoje, caminho por novos”, destaca Vera, que atualmente consegue se sustentar graças ao apoio do projeto. Vera é uma das 45 mães de crianças internadas no IFF que participam do Projeto Novos Caminhos, que em nove anos já apoiou cerca de 900 mães de pacientes.
Segundo Laura Santos, uma das coordenadoras do projeto, o sucesso obtido nos cursos serve de estímulo para que as famílias transponham as dificuldades e melhorem sua forma de lidar com a realidade. “O Novos Caminhos tem como resultado a capacitação e o aumento da renda das famílias atendidas e, principalmente, a melhora da auto-estima dos envolvidos”, diz Laura.
Os interessados em participar do Novos Caminhos podem entrar em contato com a coordenação do projeto pelo telefone 2554-1769 ou pelo e-mail caminhos@iff.fiocruz.br.
Fevereiro 2009
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é importante!