Vejam o lançamento do Bloco da Camisinha e leiam abaixo a matéria dando toda cobertura especial ao evento de lançamento.
http://www.cpqgm.fiocruz.br/blocodacamisinha/2009/index.php
Simone Sampaio e Amanda Santiago cantaram no evento
Com muita alegria e uma parceria consolidada entre profissionais e gestores da saúde nas esferas federal, estadual e municipal para divulgação da prevenção contra DST/Aids na folia momesca, artistas e organizações não-governamentais, foi lançada, nesta sexta-feira (12/02), as atividades do Bloco da Camisinha em 2009. Principal ação do Programa de Prevenção contra DST/Aids no Carnaval de Salvador, o bloco também apresentou sua nova atração, Amanda Santiago, que cantou a música feita especialmente para marcar sua participação. A cantora Simone Sampaio e o Rei Momo Gerônimo também compareceram.
Completamente integradas à proposta do bloco e da campanha de prevenção à DST/Aids, as cantoras, Amanda Santiago, ex-vocalista da Timbalada e atração da quinta-feira (19/02), e Simone Sampaio, que puxa o bloco no sábado (21/02), fizeram uma prévia do Carnaval durante a apresentação, que aconteceu na Fundação Oswaldo Cruz na Bahia (Fiocruz-BA). Improvisaram e cantaram acompanhadas dos 15 jovens do projeto Plataforma de Solidariedade do Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS (Gapa), que apresentaram uma peça sobre a necessidade de conscientização. Amanda disse que estava empolgada com o convite, após cantar, ao som dos tambores, a canção do bloco e a sua música de trabalho, Pega no ar. "Estou engajada", disse sorridente. Simone afirmou que traz como novidade um repertório recheado de Dance Music e música baiana "A intenção é incluir outras pessoas ao bloco, trazendo o que muitos gostam de ouvir", sinaliza.
Coordenador geral do bloco e diretor da Fiocruz-BA, Mitermayer Galvão dos Reis, acredita que a ação é um momento singular no Carnaval, por trazer alegria, prevenção e inclusão social. "É algo único o que estamos construindo aqui. Temos a representação de todos os poderes públicos, das ongs e dos artistas nesta ação que é uma lição de cidadania, de inclusão e de diminuição da desigualdade. Ela permite que todos participem!", destacou. Sem cordas e com camisas personalizadas, que destacam a atual campanha de Carnaval de 2009 do Ministério da Saúde, para cada dia de desfile, o Bloco da Camisinha vai distribui cerca de 30 mil preservativos durante os desfiles. A expectativa é de que pelo menos 10 mil foliões, principalmente servidores e trabalhadores do campo da saúde, vistam a camisa do bloco neste ano, que são trocadas por latas de leite.
Milhares de Preservativos
Iniciada com a apresentação dos dados epidemiológicos e das ações que as secretarias estadual e municipal irão empreender durante neste ano, o evento indicou o quanto prevenção e informação são necessárias e compatíveis no Carnaval.
A coordenadora do Programa estadual de DST/Aids, Maricélia Macedo, destacou que a Aids ainda é uma ameaça, visto que cerca de 33,2 milhões de pessoas no mundo estão infectadas pelo HIV, sendo que, somente em 2007, foram 2,5 milhões de novos casos. No Brasil, este número é de 33.689. A doença já causou a morte de 205.409 pessoas no país no período de 1980 a 2008. Já a Bahia registrou, de 1984 a 2008, 10.250. Salvador é responsável por 51,5% do total, com 5.280 casos notificados.
"A gente vai ter que conscientizar de alguma forma sobre a questão das DST/AIDS, por que esta é a melhor forma de preservar a vida e a saúde. Por isso, este é um momento ímpar para trocar experiências. E o mais importante: temo um objetivo em comum, trabalharmos juntos", destacou a coordenadora, ao apontar que o estado irá distribuir folhetos e preservativos, folhetos e bandanas nos circuitos. Somente no Carnaval de Salvador serão 470 mil preservativos.
Já a coordenadora do programa municipal, Socorro Farias, destacou que terá postos em dez pontos estratégicos dos circuitos carnavalescos, além de distribuição de preservativos em equipes móveis e no carnaval dos bairros. Como novidade, também será instalado, em parceria com o Ministério da Saúde, um posto de diagnostico do HIV, no Pelourinho. "Precisamos dar visibilidade as formas de prevenção contra Aids e o Bloco da Camisinha cumpre bem este papel porque está no meio da festa, fazendo a festa".
Neste ano, a apresentação contou com a participação do presidente da Regional Bahia da Sociedade Brasileira de DST, Roberto Dias Fontes, que destacou a importância que o preservativo tem na prevenção de doenças como sífilis, cancro mole, herpes genital, gonorréia e condiloma acuminado. "O problema no Carnaval não é a quantidade de relações sexuais, mas a proteção contra estas doenças, que não são identificadas olhando para o rosto dos parceiros", alertou.
Multiplicação da matéria : "Animado, lançamento do Bloco da Camisinha reúne profissionais e artistas"
Esta matéria está em: Comunicação ->Notícias / http://www.bahia.fiocruz.br/area=07X03&new=299 com os todos os direitos autorais da FIOCRUZ BAHIA E DA ASCOM
matéria : Publicado em: 13/02/2009 Fonte: Ascom
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é importante!