Desenvolver um experimento maluco com o Franjinha, observar problemas de poluição ambiental com o Chico Bento ou entender sobre hábitos alimentares com a Magali pode ser uma ótima forma de incrementar o currículo de ciências naturais do ensino fundamental. A sugestão é da pesquisadora Cláudia Kamel, que em seu projeto de conclusão de mestrado no Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fiocruz analisou as potencialidades das histórias em quadrinhos (HQ) da Turma da Mônica, de autoria de Maurício de Sousa, como preciosos subsídios didáticos para introduzir, elaborar e complementar conhecimentos científicos. A dissertação foi feita no mestrado em ensino de biociências e saúde e é intitulada Ciências e quadrinhos: explorando as potencialidades das histórias como materiais instrucionais.
integra da matéria está no site http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1457&sid=9
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é importante!