É notado que há muito tempo, as primeiras manchetes dos jornais impressos, das grandes emissoras de TV, bem como dos diversos sites, só tratam de violência em nosso país.
São assustadoras as notícias! Em um final de semana do mês de julho, por exemplo, foram duas chacinas na cidade de Salvador. Foram embora amigos, irmãos, enfim...
Não sabemos quando e como esta violência e criminalidade terá fim. Acredito que será as pessoas que se acabarão.
Temos consciência que diversas ações sociais vem sendo realizadas e uma das principais finalidade é a de contribuir com a diminuição do índice de jovens nas ruas.
São ongs, comunidades, associações, enfim... não importa que são, importa que o objetivo sempre é o mesmo. O social, o educativo e o humanitário. Nos deparamos com muitos jovens levando a sério as oportunidades que lhe são ofertadas. Vemos que muitos que se envolvem com o aprendizado da música, do esporte, da dança, enfim...
Cabe acrescentar, que quando nos deparamos com ações sociais desta natureza, ficamos orgulhosos. Por que observamos nos olhos de cada jovem a esperança de um futuro melhor para sim e para seu país. Parabéns para essas ações, apesar de precisarmos de uma política social muito maior.
Mas ainda assim, a ajuda é pouca. Precisa-se aumentar a oferta de emprego para os jovens, o social, a educação, o condigenciamento de policial, a iluminação pública nos bairros das periferias e nos grandes bairros, que podemos perceber que são muito precárias.
Cito como exemplo alguns bairro de Salvador em que percebemos que a iluminaçao é eficaz sempre em bairros nobres, como a Barra, Pituba. Recentemente no bairro do Itaigara, foi realizada a troca dos postes (colocando os posteis novos de cor azul), que irá contribuir para um aumento na iluminaçao das ruas daquele bairro. Essa ação deveria ser em toda a cidade de Salvador, a iluminação inibe ações e proporciona uma maior segurança a população.
Sabemos que a população baiana, em especial, tem se mobilizado com um único objetivo. Implorar por paz.
Em março deste ano, uma pequena comunidade do bairro de Brotas saiu pelas ruas vestindo branco, com faixas e balões pelas mãos, gritando em uma só voz "Paz e segurança"
Vítima de violência também fui. Perdi recentemente um grande amigo. Com apenas 20 anos, no início de uma carreira promissora, cheio de compromissos e esperança de um futuro melhor.
Para abrilhantar esta matéria, acrescento que recentemente pôde ser lido uma entrevista, em que o Coordenador do Observatório de Segurança Publica da Universidade de Salvador, concedeu ao Correio da Bahia, que foi de uma excelente expressão. O título da matéria é "PINGUE-PONGUE/Carlos Alberto da Costa Gomes ‘As últimas chacinas não obedecem ao padrão do tráfico’ "
Um dos trecho da matéria, o coordenador diz que "..., considera que a capital baiana chegará rapidamente à mesma situação do Rio de Janeiro: ter territórios completamente dominados pelo tráfico de drogas. “Se chegarmos a esse estágio, estaremos numa situação mais difícil. Temos uma estrutura para combater os traficantes ainda pior do que a do Rio de Janeiro”, ..."
A íntegra da entrevista http://www.correiodabahia.com.br/aquisalvador/noticia.asp?codigo=158067
(crédito autoral coordenador do Observatório, bem como o Jornal Correio da Bahia)
Finalmente acrescento que no último dia 01 de agosto, conforme pode ser lido em em jornais da capital baiana e e sites da internet, que a igreja se uniu com os baianos por um dia pela paz
http://ibahia.globo.com/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=182885&id_secao=151
"Baianos se uniram num dia pela paz
01/08/2008 - 23h10m
*Da Redação, com informações do BATV
redacao@portalibahia.com.br"
(crédito total da BATV acima)
"Um dia pela paz. Este ano, mais de 1.100 pessoas morreram em Salvador e na região metropolitana vítimas da violência.
Nesta sexta-feira (1º), a Arquidiocese de Salvador chamou a atenção para o problema.
Os baianos foram convidados a fazer um minuto de silêncio, ao meio dia, para lembrar as vítimas da violência, e às 18h30, a acender uma vela com um pedido pela paz. Na Igreja do Bonfim, na Cidade Baixa, o dia começou com uma missa às 7h."
(crédito total do site acima)
É a igreja já se unindo com a população para implorar pela paz.
Finalizando, deixo aqui registrado que este blog se unirá a todos os movimentos que clamam por paz para a cidade de Salvador. Finco uma bandeira implorando paz para o nosso país e para o mundo.
"...
pois paz sem voz
não é paz é medo
..."
refrão da música do Rappa MINHA ALMA
Manifeste sua opinião sobre a violência. Sua opinião é importante.
Sued
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é importante!