Segundo estimativas do Programa Nacional de Triagem Neonatal, a cada ano nascem no Brasil cerca de 3.500 crianças portadoras de doença falciforme. Vinte por cento delas não vão atingir 5 anos de idade, por complicações diretamente relacionadas á doença falciforme.
O diagnostico precoce por meio do teste do pezinho e o tratamento adequado representam papel fundamental na redução da morbidade (adoecimento) e mortalidade destas crianças.
O que é anemia falciforme
A anemia falciforme é a doença genética (hereditária) mais comum na nossa população, com alto índice de adoecimento e morte (morbi-mortalidade).
Os glóbulos vermelhos (hemácias) são células arrendondadas e deformáveis que passam facilmente por todo o sistema sanguíneo. A
meu filho tem falcilforme (sc) queria saber se ele tem chances de chegar a adolecencia. agradecida ana paula
ResponderExcluirOlá, obrigada por comentar. Sei que tem acompanhamento a Anemia Falciforme. Em Salvador tem o Hemoba que faz esse acompanhamento com medicações e orientações. Procure a FIOCRUZ que vários pesquisadores tem trabalho sobre a anemia falciforme. A FIOCRUZ está localizada em vários estados do Brasil. Envie seu email para suedmar@gmail.com que futuramente posso lhe passar artigos sobre a matéria e até mesmo indicar locais para acompanhamento do seu filho. Conheço adultos com essa anemia e que passam bem. O importante é o acompanhamento e a alimentação adequada. Abraços Suedmar
ResponderExcluir