Brincando e aprendendo é o lema do do Dr. Sabidinho do Instituto Adolfo Lutz.
Crianças usem bastante a sua imaginação e mãos a massa. Peguem material e façam a réplica do vírus da gripe e outros.
Biologia
Aprender é divertido com Dr. Sabidinho
Pesquisadores ensinam a fazer réplicas que ajudam a entender ciência
Parece de verdade, mas não é. Sobre as hemácias – as células do sangue que transportam oxigênio –, veja um Trypanosoma cruzi – o protozoário que causa a doença de Chagas
(fotos: divulgação).
http://cienciahoje.uol.com.br/126022
Você está com dificuldades em perceber a diferença entre uma bactéria e um vírus? Ah! Use bolinhas de isopor, alfinetes e... pronto! Não, não é brincadeira. A partir de materiais simples como esses, pesquisadores do projeto Aprenda comigo, Dr. Sabidinho, do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, constroem réplicas que ajudam os alunos a entender e os professores a ensinar ciências. Isso porque, de olho no que é confeccionado, dá para saber mais sobre vírus, bactérias, protozoários e muito mais.
Réplica de um vírus que infecta bactérias.
http://cienciahoje.uol.com.br/126022
Nas mãos dos cientistas, tábuas de plástico transformam-se em lâminas para observação no microscópio; bolinhas de isopor espetadas com vários alfinetes originam vírus da gripe; e massa adesiva – o popular durepoxi – dá forma a hemácias ou protozoários.
“Todo tipo de material pode ser reaproveitado para a confecção dos modelos”, conta Pedro Ferdersoni, um dos pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz à frente do projeto. “As pessoas costumam nos chamar de ‘turma da caçamba’, já que recolhemos coisas que elas acham que não servem mais.”
O resultado desse trabalho é um acervo com dezenas de réplicas, que você pode ver no Instituto Adolfo Lutz ou mesmo na sua escola, clube de ciência ou bairro. Isso porque os mais diferentes espaços podem receber o Dr. Sabidinho e seu material de ensino.
A diversão é garantida, garantem os pesquisadores. E sabe por quê? “A grande maioria das peças é de uso interativo, o que permite que os modelos passem de mão em mão, que cada criança toque, sinta, veja tudo de perto. Tentamos produzir sempre materiais com essa característica justamente para que os alunos possam perceber a forma e a textura das coisas”, conta Pedro Ferdersoni.
Um adenovírus feito de miçangas, isopor e alfinetes.
http://cienciahoje.uol.com.br/126022
Achou muito boa essa idéia? Então, saiba que o Dr. Sabidinho nos deu uma “canja” e nos ensinou a fazer, passo a passo, a réplica de um vírus da gripe e de células do sangue como as hemácias. Você pode clicar e... aprender também! Depois, se pintar a vontade de receber uma visita desse projeto na sua cidade ou escola, entre em contato com o Instituto Adolfo Lutz para aprender e brincar ainda mais.
Aprenda comigo, Dr. Sabidinho
Instituto Adolfo Lutz
Av. Dr. Arnaldo, 355, São Paulo/SP.
Visitas de segunda a sexta, das 9h às 18h. Grátis!
Para agendar uma visita ao instituto ou pedir que o Dr. Sabidinho vá à sua escola ou cidade, ligue (11) 3068-2854.
Cathia Abreu
Ciência Hoje das Crianças
15/08/2008
INÍCIO O INSTITUTO CH ON-LINE REVISTA CH CH DAS CRIANÇAS APOIO À EDUCAÇÃO CONTATO
Instituto Ciência Hoje – Av. Venceslau Brás, 71 / casa 27 – 22.290-140 Rio de Janeiro/RJ – Fone: (21) 2109-8999
Instituto Ciência Hoje © 2008
Faça seu próprio vírus da gripe http://cienciahoje.uol.com.br/126024
Aprenda a fazer hemácias e outra células do sangue
http://cienciahoje.uol.com.br/126026
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é importante!