14 de set de 2010

A HEPATITE C NÃO TEM VACINA, MAS TEM CURA SE DETECTADA E TRATADA A TEMPO

INFORMAR É PREVENIR.
A PRINCIPAL CAUSA DE CONTAMINAÇÃO DA HEPATICE C É A FALTA DE CONHECIMENTO.

O QUE SIGNIFICA HEPATITE?
O termo hepatite significa inflamação no figado. Existem diversos tipos de hepatites, sendo que as formas mais comuns são as contagiosas, transmitidas através de vírus.

POR QUE A HEPATITE C É A MAIS GRAVE E COMPLEXA?
A Hepatite C é causada pelo vírus C, cuja estimativa é que o mesmo tenha infectado mais de 4 milhões de pessoas somente no Brasil. Sua ação é lenta e silenciosa (na maioria dos casos não apresenta qualquer tipo de sintoma) e em 80% dos infectados, torna-se crônica, estabelecendo-se no organismo por vários anos, podendo evoluir para cirrose e mais raramente para o câncer de fígado.

COMO ACONTECE O CONTÁGIO COM O VÍRUS DA HEPATITE C?
O vírus da Hepatite C,também conhecido como HVC, só é reconhecidamente transmitido pelo sangue, através de transfusão ou outro tipo de contato direto (sangue com sangue).
Assim, NÃO há transmissão do virus C, através de beijos, abraços, apertos de mão ou outros contatos em que não haja sangue envolvido.

COMO É FEITO O TESTE DE DETECÇÃO PARA A HEPATITE C?
O teste mais simples, chamado de Anti-HVC, é realizado através de uma simples coleta de sangue. O fato de atingir o fígado lentamente, quase sem apresentar sintomas (mas causando sérias complicações), indica que o ideal é que as pessoas procurem atendimento médico preventivo, principalmente indivíduos que fazem parte dos principais grupos de risco:
. indivíduos que tomaram transfusão de sangue ou hemoderivados antes de 1993.
. Usuários de drogas injetáveis ou aspirados.
. Usuários de medicação com seringa de vidro.
. Pessoas em tratamento de hemodiálise.
. Profissionais da área de saúde que tenham contato com sangue.
. Indivíduos que tiveram atividade sexual com multiplos parceiros ou que tiveram doença sexualmente transmissível.
. Familiares de portadores do virus.
. Hemofílicos.
. Indivíduos com tatuagem ou "piercing"

COMO PREVENIR-SE CONTRA A HEPATITE C?
Como só se tem conhecimento que o vírus da Hepatite C é transmitido por sangue, as formas de contágios são bem mais reduzidas do que em outros tipos de hepatite. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados por todas as pessoas.

. Individualize o uso de tesourinhas, alicates, cortadores de unha, lâminas de barbear, escova de dente e outros objetos perfurocortantes.
. Solicite esterilização adequada dos instrumentos utilizados em procedimentos odontologicos ou cirurgicos.
. Use camisinha se não tiver uma relação estável e monogâmica.

EXISTE VACINA CONTRA A HEPATITE C?
Para a hepatite C, ainda não existe vacina de imunização, o que reforça a necessidade de prevenção e cuidados gerais.

COMO TRATAR A HEPATITE C?
Se a infecção por vírus da Hepatite C for constatada, o portador deverá procurar imediatamente um édico especialista em heptaologia, gastroenterologia ou infectologia (com especialização em Hepatite C), ou uma unidade de saúde que seja referência em hepatites virais.
Observação importante: O portador da Hepatite C não deve ingerir nenhum tipo de bebida alcoólica. A ingestão de bebidas alcoólicas acelera bastante a evolução da doença.
Caso não esteja imunizado contra as hepatites A e B, procurar vacinar-se, pois a co-infecção com a hepatite C, agrava o quadro clínico.

ORIENTAÇÃO?
Para maiores informações e qualquer orientação nao hesite em procurar um médico, um posto de saúde ou o GRUPO VONTADE DE VIVER (www.vontadedeviver.org.br), formado por portadores do vírus do Hepatite C, por pessoas que já fizeram transplante de fígado e seus parentes, amigos e familiares, que prestam apoio e orentação como voluntários.

O GRUPO VONTADE DE VIVER não cobra taxas ou mensalidades - ele se mantém com doações voluntárias.
Ele foi considerado Entidade de Utilidade Pública Municipal e Estadual.

O PRECONCEITO É O PIOR TRATAMENTO QUE UM DOENTE PODE RECEBER.

Trabalho veiculado pelo Grupo Vontade de Viver em julho de 2007, divulgado no Blog em 27/07/2008.


Nota da Bloqueira sobre o concurso do Blog Animando C http://www.animando-c.com.br/2010/09/concurso-cultural-hepatite-c-sem-medo.html e ao tema. Excelente tópico! Parabéns!

Na verdade estou atualizando esta matéria, que havia sido publicada no Blog Toca das Informações em 27 de julho de 2008 em razão da importância do tema levantado pelo Blog Animando C.  O Blog é singelo, tem pouca repercursão, mas ainda assim leitores interessados na matéria deixaram seus comentários e que foram muito válidos.

Este material foi veiculado como informativo, do Grupo Vontade de Viver, um grupo extremamente importante que existe em Salvador. Esse grupo faz um trabalho líndissimo e humano com os portatores da hepatite C, reunindo-se mensalmente.
O GrupoVontade de Viver retrata a importância do conhecimento da Hepatite C, inclusive luta pelo preconceito quando exibe em seu material a frase de que  "o preconceito é o pior tratamento que um doente pode receber"

Por outro lado o Grupo Vontade Viver esclarece bem com respostas as dúvidas existentes chamando atenção que informar é prevenir.

Ainda sobre o tema, o Grupo Vontade de Viver distribui folder informativo intitulado "HEPATITE C SAIBA TUDO SOBRE ESSA DOENÇA DO FÍGADO. ACABE COM A DÚVIDA. FAÇA O EXAME DE HEPATITE C GRATUÍTO".
 Este material foi também divulgado no Blog link http://tocadasinformacoes.blogspot.com/2009/03/hepatite-c-grupo-vontade-de-viver.html como uma forma de alertar e dar conhecimento sobre as dúvidas e propriamente sobre a doença.




O Grupo Vontade de Viver, também tem como importante Consultor Técnico o Médico Hepatologista Prof. Dr. Raymundo Paraná, grande pesquisador da Hepatite C no estado da Bahia.

Acrescento ainda que outras matérias sobre a importância da prevenção das doenças sexualmente tarnsmissiveis e dados esclarecedores sobre essas doença podem ser lidas no Blog Toca das Informações,  tendo como principais o HPV e o HIV, que não é descartado que portadores desses vírus podem também ser portadores da hepatice C.

Deixo um alerta para que não seja esquecido a Hepatite B (víírus HBV) que  provoca inflamação no fígado, que se torna crônica em 5 a 10% dos casos e pode evoluir para cirrose ou câncer. Medicamentos (interferon) mantêm o vírus inativo, mas o melhor é prevenir o contágio por meio da vacina disponível no serviço público (até os 19 anos) e nas clínicas particulares de imunização.

A FIOCRUZ Bahia é uma Regional que faz um trabalho conjunto com o Grupo Vontade de Viver, promovendo reuniões mensais no auditório do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz sobre a Hepatite C e informações poderão ser obtidas através do telefone (71) 3176 2202 ou em um dos postos do Grupo Vontade de Viver,  que fica na rua Comendador José Alves Ferreira, 240 Garcia - tele (71) 3328-5737 - Salvador - Bahia. 
Suedmar

http://www.youtube.com/watch?v=-KrTZG_ovfw

12 comentários:

  1. sou portador do virus da hepatite C , e até hoje,não tive que mudar muita coisa em minha vida,somente aboli o alcool e gordura em excesso,fora isso levo uma vida normal,sem grilos ou medo de qualquer coisa,estamos ai para oque dér e viér.

    ResponderExcluir
  2. É entusiasta saber que pessoas portadoras de doenças, tais como a Hepatite C é tão consciente e que procura sua avaliá-la tão bem e ter o nível de entender que tem que fazer o que é de melhor para a vida. Assim como as atitudes deste leitor. Parabéns por viver sua vida normal e tratá-la tão bem, no que se refere ao controle do excesso. Maria

    ResponderExcluir
  3. Minha irmã fez 2 vezes exames contra a hepatite c e deu que tem o que devo fazer????bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Mika,

    Qual estado vocês estão?

    Você já ouviu falar na FIOCRUZ? Caso sim. Entre no site da FIOCRUZ e lá tem várias matérias sobre a hepatite C e até mesmo (talvez!) indicações dos locais que fazem o acompanhamento. No estado da Bahia eu saberia lhe informar. Mas não deixe de procurar os caminhos para seguir o tratamento.
    Sued

    ResponderExcluir
  5. Suedmar, obrigada por você ter juntado-se a nós nesse alerta da hepatite C.

    Como trata-se de uma doença silenciosa, a informação pode fazer toda a diferença na vida dos milhões de infectados que desconhecem seu diagnóstico: pode salvá-la.

    Agradeço por todas as pessoas que, motivadas por seu blog, realizarem o exame, descobrirem a doença e tenham, assim, a chance de tratá-la a tempo.

    Boa sorte no concurso!


    Mika, neste site há uma relação de especialistas (públicos e particulares) que sua irmã pode procurar:
    <a href="http://hepato.com/p_onde_tratar/port_medicos_hospitais.html>Grupo Otimismo - Onde tratar.</a>
    Não deixem de fazer isso! Quanto antes for feito o tratamento, melhores as chances de cura.
    Qualquer coisa, vocês me acham no blog Animando-C.

    Abraços,
    Flor

    ResponderExcluir
  6. Ana obrigada pelo carinho para com o Blog. Seu trabalho é incentivador e tudo que é relacionado a saúde é muito importante para população tomar conhecimento. Muitos tem a doença mas não se dão conta. Também quero agradecer por deixar o site aqui onde as pessoas poderão se informar. Obrigada mesmo! Abraços Suedmar (Maria)

    ResponderExcluir
  7. OI ANA ESTOU GRAVIDA E DESCUBRI AGORA QUE ESTOU COM HEPATITE C ESSA DOENÇA PASSA PARA O BEBÊ ME RESPONDA VOU DEMORA PARA IR NO MEDICO OBRIGADA.ESTOU APAVORA COM ESSA DOENÇA.ESTOU DE 12 SEMANAS.

    ResponderExcluir
  8. Li uma matéria que diz que "... A transmissão vertical (de mãe para filho durante a gravidez e parto) da hepatite C é mais rara: cerca de 5%. "
    Olá leitura, não demore de procurar um obstetra para fazer seu pré-natal e relatar sobre a hepatite c. Tenho certeza que melhor orientação para uma gravidez tranquila e sádia virá dele. Ele lhe dará toda a orientação e poderá encaminhar você a um centro especializado no acompanhamento da sau Hepetatie C. Feliz gravidez. Suedmar

    ResponderExcluir
  9. ana,tu é uma flor mesmo,tenho lido todos os teus conselhos,dicas,otimismo etc....tenho 44 anos e descobri faz 18 meses,consegui tratar com interferom e ribavirina apenas 4 meses pq os efeitos colaterais me deixaram muito debilitada..mas tenho muita fé nunca penso q vou morrer disso rsrs♥ana confesso q tu foi a melhor coisa q eu li dpois de dias e horas na frente da net,finalmente chegue até teu santo otimismo e juro minha vida mudou muito.obrigado um mihlão d vzs por existir♥meu e-mail para qm qzer trocar duvidas ou simplesmente ser meus amigos um abraço a todos q compartilham este C comigo!!

    ResponderExcluir
  10. eu luiz estava c/hepatite c e graças a deus e nossa sra aparecida e hj estou curado sem tomar nenhum medicamento e por outro lado nao deixei de tomar minha pinguinha c/semente de sucupira,portanto desconfio que abaixo de deus e nossa sra aparecida,talvez a semente com pinga tenha ajudado a exterminar o virus,s.j.dos campos 30-11-2012

    ResponderExcluir
  11. anônima, eu descobri recentemente te um mes que estou com o virus da hepatite C começei o tratamento te um mes e estou apavorada que começei o tratamento errado era para tomar quatro comprimido de 12 em 12 e so estava tomando 2 comprimidos estou muito nervosa pois não sei o que pode acontecer daqui para frente pois começei a tomar a dosagem certa tem um dia hoje.
    preciso de mais informações.

    ResponderExcluir
  12. Eu sugiro que procure seu médico para ele avaliar sobre o seu tratamento, que você acredita que está errado. Tome correto a partir de e volte ao médico. É importante seguir correto a prescrição. Esse é o meu entender. Abços Suedmar

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante!