O que mais pagamos nesse país são impostos.Taxa de iluminação pública, taxa de bandeira vermelha, taxa de esgoto e taxa de lixo, taxa disso, taxa daquilo, enfim...
E aí se perguntamos: O que temos de retorno dos nossos dirigentes? Pagar impostos e não ter retorno é decepcionante.
E aí se perguntamos: O que temos de retorno dos nossos dirigentes? Pagar impostos e não ter retorno é decepcionante.
Será que temos de volta todos os benefícios dos impostos pagos? E essas taxas não deveriam nos beneficiar?
Sabemos que o serviço público é lento, mas como fica nossos bairros com as deficiências e as precariedades, mesmo fazendo reclamações e implorando por ajuda?
Um exemplo é o lixo da minha rua do meu Bairro, Brotas, a 1a. Travessa Alameda Bons Aires, no fundo do Colégio Luis Viana do outro lado da Rua Waldemar Falcão, em que o lixo de toda nossa comunidade é despejado, em local impróprio e que, ao meu ver já é um problema de saúde pública e um grande prejuízo ao meio ambiente,
Hoje para amenizar parcialmente o problema, o lixo é queimado indevidamente. A fumaça se torna tóxica ao humano, podendo causar doenças pulmonares. Ademais é prejudicial ao meio ambiente, uma vez que no meio desse lixo tem tudo que é inadequado para ser queimado.
Lixo queimado sem critérios (resíduo comum, madeira, plásticos e etc. Fumaça tóxica.
Temos outro risco que é para as crianças que se utilizam do terreno baldio para jogar futebol e o levantar da poeira, com detritos de entulhos e coco e xixi de rato, sabemos que é prejudicial a eles, já que não se tem nenhum cuidado. Quando chove é pior!
Entulhos também se acumulam ao redor do lixo de resíduo comum, além de madeiras.
Empresa responsável por coleta de lixo da Prefeitura de Salvador é conhecedora do nosso problema do lixo, inúmeras vezes já acionamos-os e até já tivemos uma grande ajuda, que foi numa limpeza. Mas a solução definitiva não vem.
Pelas fotos é visível a triste situação em que nós moradores nos encontramos atualmente, no que se trata da forma de depositarmos nossos resíduos de lixo comum e até mesmo de utensílios inservíveis e perigosos ao meio ambiente e a saúde.
Mutirões dos próprios moradores tem sido feito, mas é um risco à saúde podendo ser contrair uma doença, como a leptospirose a dengue, enfim...
O número de rato é muito e crescente! A noite é visivelmente visto a disputa por alimentos e a quantidade que aglomera no lixo. Triste de ser visto!
Animais domésticos espalham lixos pelo asfalto e quando chove a situação fica pior, já que é uma rua enladeirada e a água fluvial que desce, arrasta os sacos de lixo alagando a rua, entupindo bueiros e levando pelas vielas das travessas, até chegar ao canal do Rio Vermelho.
Essa rua é insalubre, danosa, sendo essa produção exagerada de lixo uma das principais causas da poluição de nosso ambiente local e ao solo desta localidade, já que ocorre produção de gases e de chorume, líquido extremamente poluente e com forte odor e prejudicial.
Insustentável continuarmos com essa situação!
Várias reivindicações foram feitas, inclusive em canais de TV. Só recebemos um não dos técnicos da empresa responsável pela coleta de lixo.
Depois de visitas, já ouvimos de técnicos que não há como sanar essa situação, já que não tem como disponibilizar contêiner de ferro para o depósito desse lixo, o que não há como transportá-lo cheio, em
carro coletor de lixo de grande porte, uma vez que a rua, além de ser enladeirada é de concreto, tornando-se um grande perigo o transporte do contêiner cheio.
Por várias negativas e descaso, a solução encontrada por moradores é construir uma casa de lixo em alvenaria, um tamanho pequeno, no modelo que tem na Av. Vasco da Gama, próximo da Caixa Econômica.
Diversos moradores estão inclinados para essa melhoria e será feito voluntariamente com ajuda de membros interessados da própria comunidade, já que o poder público não oferece solução e a ajuda é muito lenta.
Para isso iremos necessitar de materiais de construção e de trator para terraplanar o local. Acredito ainda que com a ajuda dos moradores interessados, teremos um coletor de lixo modelo para outros bairros, como está sendo o da Av. Vasco da Gama para nós.
Para isso iremos necessitar de materiais de construção e de trator para terraplanar o local. Acredito ainda que com a ajuda dos moradores interessados, teremos um coletor de lixo modelo para outros bairros, como está sendo o da Av. Vasco da Gama para nós.
DEPÓSITO DE LIXO, EM ALVENÁRIA DA AV. VASCO DA GAMA, PRÓXIMO A CAIXA ECONOMICA
Os moradores também poderão conscientizar-se e seguir o dia e o horário de coleta de lixo pela empresa responsável já pré definidos, que é as terças-feiras, quintas-feiras e aos sábados, normalmente pela manhã o que hoje não é seguido.
Para melhor entender a nossa real situação e atender as melhorias que essa comunidade de poder aquisitivo baixo necessita tem as fotos real da situação.
Necessitamos de ajuda, material de construção seria um dos pontos principais, já que estamos dispostos a erguer nossa caixa coletora de lixo.
FOTOS
Como é o local que fica exposto o lixão das ruas 1a. Trav. Alameda Bons Aires, Travessas Waldemar Falcao e Travesas da Avenida Santo Heládio (localização - atrás do Colegio Luis Viana e Bom Pastor, Brotas, Salvador)
MUTIRÃO REALIZADO PELA COMUNIDADE PARA AMENIZAR O EXCESSO DE LIXO
suedmar@gmail.com (Contato)
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é importante!