A poluição do rio Faria Timbó, que passa por Manguinhos, e os possíveis problemas de saúde causados pela ausência de saneamento básico na região foram um dos assuntos discutidos por cerca de 120 pessoas, na última quinta-feira (14/7), durante o 3º Compartilhando. O evento é realizado pela Coordenadoria de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz e promove a troca de conhecimentos entre crianças, jovens e adolescentes que participam de projetos sociais da Fiocruz.
“É muito bom poder participar de um evento como este porque aprendemos mais sobre os nossos direitos quando precisamos do atendimento público de saúde e podemos repassar esse conhecimento para outras pessoas”, disse Matheus Macedo, de 16 anos, aluno do Programa de Qualificação de Monitores e Centros de Ciência, do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O primeiro grupo a se apresentar foi do projeto Oficina Portinari, do Espaço Casa Viva, em Manguinhos, com a exibição de um curta-metragem, que mostra a angústia de um menino, morador de Manguinhos, que tenta entender o que significa a palavra “participação” na área da saúde, enquanto conversa com a mãe e durante um passeio pelas margens do rio Faria Timbó. Todas as apresentações do 3º Compartilhando foram baseadas na temática “Gestão Participativa e Participação Social no SUS”, já que 2011 é o ano da 2ª Conferência Nacional da Juventude, que tem como tema “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”, e da 14ª Conferência Nacional da Saúde com temática sobre “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do Povo Brasileiro”.
“Participar na saúde é lutar pelos seus direitos, fazer com que você só saia do médico apenas quando estiver bem e medicado”, disse Alexandre Souza, de 9 anos, protagonista do curta-metragem.
Os alunos do Programa de Qualificação de Monitores e Centros de Ciência apresentaram um esquete com jogral “Direitos salvam vidas?”, que conta a história de um jovem que não consegue um atendimento rápido no hospital público para o pai dele, que estava baleado e morreu no local. Os jovens falaram das próprias experiências quando precisam de atendimento nos hospitais públicos da cidade. Alexandre Souza contou que, no ano passado, ele, a mãe e o irmão dele ficaram das 14h às 23h no hospital público aguardando o atendimento para o irmão de Alexandre, de 16 anos, que estava com dengue.
“Os médicos deveriam se colocar no nosso lugar. Não é justo a gente ficar quase 9 horas esperando por um atendimento”, completou Alexandre.
Jovens participantes da Oficina do Empreendedor apresentaram a dinâmica “Como lidar com o poder”, onde foram destacadas características empreendedoras no âmbito social e individual e como os jovens podem trabalhar o marketing pessoal, cuidando da sua própria imagem profissional.
A Escola de Música de Manguinhos apresentou um quadro “O povo pergunta e a música responde”, onde trechos de músicas foram cantados para responder perguntas sobre questões sociais e da saúde.
A última atividade do evento foi a realização de um debate sobre a gestão participativa no SUS. O debate foi mediado por Gilberto Reis, do CSEGSF/ENSP (Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz) e Elisabeth Campos, coordenadora do Espaço Casa Viva/RedeCCAP. “O acesso ao SUS é um direito de todos os brasileiros. Nós precisamos cuidar do SUS e a melhor forma de cuidarmos dele é participando”, disse Reis. Durante o debate, foram levantadas questões de como o jovem pode participar de movimentos sociais que visam a melhoria no atendimento público de saúde e das condições de vida da população.
“É fantástico este evento por proporcionar aos jovens um espaço onde eles têm voz para discutir assuntos importantes como o da saúde pública e o nosso papel como adultos é preparar o ambiente onde eles podem trocar conhecimentos”, disse Sandra Vivoni, coordenadora pedagógica da Oficina do Empreendedor do Bio-Manguinhos Fiocruz.
O evento Compartilhando integra um conjunto de ações que culminará com a realização, em outubro próximo, do Seminário Diretrizes da Fiocruz para o Segmento Infanto-Juvenil.
Fonte
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é importante!