Avaliar o padrão de ocorrência de distúrbios psíquicos menores, como ansiedade, depressão e outras queixas somáticas, entre mulheres de 15 a 49 anos vítimas de violência atendidas em um hospital de emergência em Salvador. Esse era o objetivo do estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia e da Secretaria de Saúde da Bahia, que concluiu: 77,3% das 273 mulheres examinadas demonstraram sofrer de alguma morbidade psiquiátrica. A pesquisa foi publicada na revista Cadernos de Saúde Pública da Fiocruz.
A partir de questionários e entrevistas, os pesquisadores investigaram três tipos de violência: física, sexual e psicológica. Das participantes do estudo, 81,3% já sofreram agressão física alguma vez na vida. No entanto, 67,8% comentaram terem sido vítimas de mais de um tipo de violência. Além disso, a violência psicológica foi narrada por 67% das mulheres, sendo que 68,3% dessas disseram que foram assustadas, ameaçadas e amedrontadas, enquanto as demais sofreram xingamentos, ofensas e humilhações.
“Observou-se que 30% das mulheres declararam ter sofrido violência física e psicológica, enquanto 22%, além dessas duas modalidades, também sofreram violência sexual”, afirmam os pesquisadores. Eles explicam que consideraram agressão sexual a prática de sexo contra a vontade, com medo, considerada humilhante ou para não contrariar o parceiro.
Segundo os estudiosos, a violência física resultou em lesões para 49,8% das mulheres. Em 30,4% dos casos foram cortes leves, 15,9% perfurações penetrantes e 16,6% hematomas. “Todavia, foram observados relatos de lesões mais graves como traumatismo craniano (5,7%) e até aborto (2,8%), o que configura ocorrência de violência na gravidez”, destacam. “Das mulheres que sofreram lesões, 67,6% necessitaram de atendimento médico e 9,3% chegaram à hospitalização”.
(Matéria original e na integra Agencia de Notícia da FIOCRUZ) publicado em 10/10/2008 http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=2090&sid=9
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é importante!